segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Quando o homem e a mulher têm idades iguais, elas parecem mais velhas?


Cláudia Rodrigues  

Sim, responde a maioria de homens e mulheres.
Começa na infância, a menina é mais desenvolvida, afirma-se, ela amadurece primeiro então é natural que envelheça primeiro.
Ou a menina é mais exigida? Se espera mais da menina, se cobra mais das meninas e menos dos meninos?



A menina de 12 já é uma moça, os meninos são só meninos ainda. É o que dizem, mas ao observar meninos e meninas de idades iguais retirando o véu cultural, veremos que isso não é verdade, tanto que estudantes dão conta das mesmas classes com a mesma idade.

A menina é mais responsável, mais organizada, mais caprichosa?
Será mais cobrada com mais precocidade para ser mais responsável, mais organizada, mais caprichosa?

Bem, esse tema surgiu exatamente hoje. Estive conversando por duas horas em um café com uma jovem de 23 anos e veio à baila essa questão porque eu, eu mesma cometi a frase "a mulher envelhece primeiro".



Foi então que a jovem começou a me mostrar as pessoas que passavam.
Olhe, aquele homem, que idade ele parece ter?
Ele parece ter algo entre 40 e 50 anos, visivelmente, ele pode ser um homem de 40 ou um homem de 50 que se cuidou menos ou teve uma vida mais dura.
E aquela mulher, que idade parece ter?
Uns 40, 50 anos, de novo a mesma coisa.
Passaram jovens, entre 20 e 30, homens e mulheres, passaram adolescentes e sim, as pessoas parecem a idade que têm.



Falamos de uma amiga em comum, de 50, que realmente passa por 38 e rimos muito porque ela é uma exceção e parece mais jovem que o marido da mesma idade e nesse caso a exceção à regra não é pelo gênero, mas porque a mulher cuida-se muito, como sabemos, e é geneticamente favorecida, o que não se dá com seu companheiro.

Fiquei pasma em perceber como isso que estava montado em mim de um jeito tão inflexível se desfez em um papo de duas horas.
O cabelo grisalho do homem é charme, o da mulher é atestado de velhice, homem barrigudo é bonachão, mulher é relaxada e por aí vai.



Saindo do café minha companheira de conversa e eu fomos a uma livraria, ambas reparando em quanto não é possível de fato disfarçar muito a idade, por mais que se tente. Passou um homem notavelmente vaidoso, alto, cabelos passados no secador, do tipo que se cuida e tenta preservar a imagem, mas era, na visão da jovem, um "velho". Devia ter uns 50 anos. Estava na livraria uma mulher de uns 40, uma outra de cerca de 50, enfim, nenhuma das pessoas, menos ou mais montadas, conseguia de fato parecer tão menos ou tão mais. Vimos vários casais e a moça insistia comigo: veja ali, aquela casal, é um casal de uns 40, certo? Certo, isso mesmo.



A cartada final foi um livro que me chamou atenção. Escrito por um homem sobre as fases da vida da mulher. Um médico, óbvio.
Fui logo ver a fase da menopausa. De cortar os pulsos para quem está na fase e leva a sério essa história de velhice na mulher, esse marco como fim de uma era de sucesso e luz. Fim dos tempos, só notícia ruim para mulheres após os 50 anos: pele ressecada, manchada, músculos frouxos, cabelo é queda e ressecamento, falta de libido, irritabilidade, gordura que sai das pernas e vai parar na cintura, perda da cintura, flacidez, queda brutal de hormônios e claro, a recomendação do doutor é para que as mulheres após os 50 tomem hormônios.

 

 Mas e os homens após os 50, continuam mesmo como aos 30 ou será que são apenas menos cobrados, menos exigidos, exatamente como já vínhamos fazendo desde que eram pequenos?

Fica o samba para vocês sambarem, o choro é livre e a melhor coisa do mundo que pode acontecer a uma mulher de 52 anos é ouvir o que tem a dizer uma de 23. Pelo menos uma como essa que me acompanhou ao café e à livraria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário